zulupa.com.br
sexta-feira,19 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

04/07/2018 11h32

Programa Mais Gestão é apresentado a cooperativas da região de Santa Rosa

Programa Mais Gestão é apresentado a cooperativas da região de Santa Rosa

 

O Programa Mais Gestão, que prevê atendimento gerencial voltado para qualificação da gestão de empreendimentos da agricultura familiar, com foco no mercado, foi apresentado a cooperativas da região de Santa Rosa que devem ser beneficiadas nos próximos meses, com a política pública do Governo Federal. A Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, que executará o programa na região, apresentou a proposta e suas etapas em reunião de mobilização realizada nesta quinta-feira (28/06), no auditório do Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa.

A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) coordena a operacionalização do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural Mais Gestão, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead). A proposta é atender a partir de 2018, 1.032 empreendimentos coletivos da agricultura familiar no Brasil, destes, 124 cooperativas do Rio Grande do Sul. Para o desenvolvimento das atividades no Estado, o programa é realizado em parceria com a Emater/RS-Ascar, por meio das Unidades de Cooperativismo (UCP’s). A UCP Santa Rosa, que executa o programa na região de Santa Rosa, conta com uma equipe multidisciplinar formada por um administrador, um contador, um engenheiro agrônomo, uma tecnóloga em Desenvolvimento Rural e uma tecnóloga em Alimentos. Para a execução do programa, a equipe recebe reforço de mais uma engenheira agrônoma e de um bacharel em desenvolvimento rural lotados em escritórios municipais da Emater/RS-Ascar.

E m sua saudação, o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel, destacou a importância das cooperativas inovarem e empreenderem para que as ações resultem em geração de renda também a seus associados.
O coordenador da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, Marcos Servat, conduziu a apresentação das diferentes etapas do programa. A metodologia é composta inicialmente, pela adesão dos empreendimentos seguida diagnóstico, elaboração participativa de plano de gestão, prospecção de mercado, atendimentos individuais e coletivos, até a avaliação dos resultados.

A proposta foi bem recebia pelo público presente. “A gente fica muito feliz em ver que essas 20 cooperativas estão todas engajadas em um mesmo objetivo muito importante visando seus associados. Para nós vai ser muito importante, pois já tivemos o apoio em outros momentos, e a gente só tem a crescer quando está unido. Nosso objetivo é trazer lucro pro nosso associado da agricultura familiar e darmos as mãos para o desenvolvimento do nosso município”, afirmou a vice-presidente Coopaf Antônia, Maria Antônia da Silva. Já o presidente da Coopasc, Jorge Nonnemacher lembrou que a Emater sempre apoiou a organização e o fomento das cooperativas nos municípios. “A gestão, o apoio da Emater, agora de forma mais especializada com a UCP, tem sido muito importante”, afirmou.

Paulo Kreutz, presidente da Central de Cooperativas Unicooper também deu seu depoimento. “A Unidade do Cooperativismo tem nos estimulado principalmente a trabalhar a questão da intercooperação e como somos pequenas cooperativas e nós tivemos muita dificuldade em alguns momentos, a equipe da Emater ajudou muito nesta discussão de projetos regionais na busca da intercooperação”, salientou. O presidente da Coopervino, Djalma Turra, acrescentou que a intercooperação tende a ser a saída para o crescimento das cooperativas da região.

Participaram da reunião de mobilização, na região de Santa Rosa, dirigentes das cooperativas Coopaf de São Miguel das Missões, Cooperlat, de Tuparendi, Cooperagro Familiar de Horizontina, Cooper Sete Voltas de Horizontina, Coopax de Porto Xavier, Coopasc de Santo Cristo, Coperagril de São Paulo das Missões, Coopral de Alecrim, Coopacel de Cerro Largo, Coogêmeos de Cândido Godói, Coopaf Vida Nova de Salvador das Missões, Coopercaraguatá de Salvador das Missões, Cooparte de São Luiz Gonzaga, Coopervino de Tucunduva, Coopersol de Santa Rosa, Cooper São José de São José do Inhacorá, Cooperteresa de Campina das Missões, Coopovec de Campina das Missões e Central de Cooperativas (Unicooper).

Também estiveram presentes secretários municipais, representantes de sindicatos dos trabalhadores rurais, assistentes técnicos regionais e extensionistas da Emater/RS-Ascar de diferentes pontos da região.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665
(55) 9 9979-8195

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633