zulupa.com.br
terça-feira,16 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

18/02/2019 21h21

Silo secador como alternativa para a propriedade rural é tema de atividade em Iraí

Silo secador como alternativa para a propriedade rural é tema de atividade em Iraí

 

Para levar ao conhecimento dos produtores do município de Iraí informações sobre a utilização do silo para secagem e armazenagem de grãos na propriedade rural, como alternativa para diminuição dos custos e melhoria da qualidade da produção, uma tarde técnica foi promovida pela Emater/RS-Ascar, nesta quarta-feira (13/02), na propriedade da família Cavazzotto, localizada na Linha Baldin. Produtores do município de Palmitos/SC também participaram da atividade, em busca de informações sobre o tema para aplicação em suas propriedades. Cerca de 50 produtores participaram da tarde técnica.

A Emater/RS-Ascar desenvolveu um modelo de silo para secagem e armazenagem de grãos na propriedade rural. É este modelo que muitos produtores no Estado estão construindo em suas propriedades e garantindo bons resultados, como a diminuição dos custos de armazenagem e transporte, aumento na qualidade do grão e melhores preços de comercialização.

A propriedade da família Cavazzotto conta com uma área de 43 hectares. Destes, 22 são destinados para a produção de grãos (soja, milho e trigo), juntamente com dez hectares arrendados pela família. Além da atividade com grãos, a família trabalha ainda com a suinocultura e bovinocultura de corte. Segundo o filho do casal Laurindo e Lurdes, o jovem Gerson Cavazzotto, o investimento no silo na propriedade teve o objetivo de agregar valor à atividade de grãos, baixar custos e aumentar a qualidade do produto. "No meu ponto de vista, só pela utilização do silo na secagem do grão o investimento já se paga. E o que o produtor ganha na comercialização é lucro", destacou o jovem produtor.

Durante a atividade, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Fernando de Rossi, explicou o passo a passo para a construção do silo, orientando sobre as especificações da estrutura e sua funcionalidade, além do dimensionamento do silo, calculado conforme a necessidade do produtor.

O assistente técnico regional de recursos naturais da Emater/RS-Ascar, Carlos Roberto Olczevski, falou sobre o funcionamento do silo e destacou as vantagens do uso dessa tecnologia. "O objetivo do silo secador é possibilitar o armazenamento na propriedade rural de grãos e cereais, garantindo a alta qualidade nutricional do produto para fornecimento aos animais. Com um produto de maior qualidade, o valor agregado é maior e o produtor consegue preços melhores na comercialização do produto", explicou o assistente técnico. A secagem acontece por meio do ar natural, através do uso de ventiladores, estes dimensionados para cada silo. Essa alternativa agrega valor ao produto, pela qualidade e valoração, e evita gastos e perdas com transporte.

Carlos salientou que ainda há muito para evoluir com essa tecnologia. No Brasil, apenas 15% dos grãos são armazenados nas propriedades e fazendas, número muito abaixo em comparação a outros países, como Canadá, que armazena até 85% dos grãos nas fazendas e dos Estados Unidos, com 65% desse percentual.

Para construção do silo, o produtor conta com o apoio da Emater/RS-Ascar desde a elaboração do projeto técnico. A construção requer um pequeno investimento, e a utilização de materiais simples e mão-de-obra familiar diminuem os custos. Representantes da Sicredi participaram da atividade em Iraí e apresentaram as linhas de crédito que a cooperativa disponibiliza para a realização desse investimento. Interessados no assunto podem procurar a equipe da Emater/RS-Ascar de seu município.



Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen
Jornalista Marcela Buzatto
mbuzatto@emater.tche.br
(55) 3744-2835
(55) 9 99853680 / (55) 9 96400611
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem  
Nome  
E-mail*  
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633