zulupa.com.br
sexta-feira,19 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

18/02/2019 21h21

Grupo de produtoras de Sertão visita Roteiro Turístico Rural em Getúlio Vargas

Grupo de produtoras de Sertão visita Roteiro Turístico Rural em Getúlio Vargas

 

Um grupo de 21 produtoras de comunidades rurais de Sertão viveu um dia especial nesta terça-feira (12/02), ao visitar o Roteiro Turístico Rural: Getúlio Vargas – Fé, Cultura e Tradição. A visita iniciou pela manhã na Igreja Matriz Imaculada Conceição, seguiu pela Copermate (Cooperativa dos Produtores de Erva Mate de Getúlio Vargas, localizada na RS 135), na Agroindústria da Lucy, localizada no Km 13, propriedade de Airton e Lucimar Vitali, onde os visitantes têm como atrativo oficina de bolachas, degustação e produtos coloniais, e no Recanto Campeiro, no Distrito do Rio Toldo, propriedade de Wilson Loch. Na propriedade é servido almoço, com comida típica gaúcha, música tradicionalista, passeios a cavalo, visitação ao museu de objetos antigos, em um ambiente rústico e campeiro.

A programação seguiu durante a tarde com visitação à Casa do Mel, Recanto do Rio Formiga e encerrou na Casa Nostra. O roteiro rural, que envolve todas estas entidades, contempla gastronomia, lazer, belezas naturais, cultura, tradição, religiosidade, entre outros atrativos. Tudo envolvido num clima de alegria, descontração, troca de experiências e vivências.

Em cada local visitado, o grupo era recepcionado com muito carinho e recebia informações sobre a propriedade, sobre a atividade, bem como as possibilidades de renda propiciada pelo turismo rural. Na Casa do Mel, o grupo foi recepcionado pelo presidente da Associação Getuliense de Apicultores, Gilmar Centenaro, que expôs os objetivos da entidade criada em 1985, com 21 sócios, e hoje conta com 33 associados de seis municípios da região do Alto Uruguai. Ele fez uma demonstração do processamento do mel em saches, as vantagens para a saúde, bem como a rentabilidade econômica do mel e de outros produtos.

No Recanto do Rio Formiga, que oferece belezas naturais com mata nativa, degustação de produtos à base de peixe, pesque e pague e trilha ecológica, os visitantes receberam as boas-vindas do casal Ivo e Maria Helena Zambam. Maria Helena contou que o Recanto é disponibilizado para eventos como festas de aniversário e casamento. "Há três anos estamos preparando a propriedade", contou. Ela disse ainda que o sonho é colocar pedalinhos para oferecer passeios nos açudes. No local, o grupo degustou produtos à base de peixe, tudo com muita descontração.

O passeio encerrou com a visita na propriedade Casa Nostra, localizada na comunidade São Pedro. Mais encantamento. Momentos marcados por espiritualidade, reflexão, troca de experiência com plantas medicinais, aconchego e emoção. O local oferece chá da tarde e jantar temático. O grupo foi recebido por Ivanir Morillos. Ela explicou como surgiu a ideia de preparar a propriedade para o turismo rural, junto com o marido Dionisio.

O grupo de produtoras rurais esteve acompanhado pelas extensionistas da Emater/RS-Ascar dos escritórios municipais de Sertão, Irene Gobbo, de Getúlio Vargas, Denise Klitzke, pela primeira-dama de Sertão, Rosana Serro Rossatto, e pela presidente da Comissão Municipal de Mulheres de Sertão, Nadir Nardi Dall Agnol. "Foi um dia fantástico. Percebemos a identidade e peculiaridades de cada propriedade. Cada lugar é único, tudo importante para troca de experiências. A Emater é um elo fantástico", avaliou Nadir.

Irene e Denise também agradeceram aos proprietários e as produtoras e demais parcerias que proporcionaram a visitação. A visita foi promovida pela Emater/RS-Ascar de Sertão, Prefeitura de Sertão, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Comissão Municipal de Mulheres. Irene e Denise também agradeceram em nome da Emater/RS-Ascar as produtoras, o acolhimento nas propriedades e aos parceiros.




Roteiro




O Roteiro Turístico Rural: "Getúlio Vargas: Fé, Cultura e Tradição", inaugurado oficialmente em novembro de 2018, uma realização do Núcleo de Agroturismo em parceria com a Prefeitura de Getúlio Vargas, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Departamento de Turismo, Conselho Municipal de Turismo, Emater/Ascar, Associação Comercial, Cultural e Industrial (Accias), Câmara de Turismo e Prodege – Programa de Desenvolvimento de Getúlio Vargas e Senar, através do Sindicato Rural de Getúlio Vargas. Conta com o apoio da Braspol, Instituto Histórico e Geográfico Municipal e Paróquia Imaculada Conceição.

O roteiro foi criado com o objetivo de valorizar o patrimônio cultural, histórico e natural do município, vinculando para o turismo os espaços já existentes nas propriedades. Proporcionando assim, passeios de lazer e cultura para a população local e regional, além de promover e fomentar o turismo rural, cultural e de lazer no município. As visitas ao Roteiro Getúlio Vargas: Fé, Cultura e Tradição devem ser por agendamento de grupos, pelo fone (54) 3341-1600.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Erechim
Jornalista Terezinha Mariza Vilk
tvilk@emater.tche.br
(54) 3321-5599
(54) 9 9976-8867
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
www.tvemater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633