zulupa.com.br
sexta-feira,19 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

18/02/2019 21h21

Contrato de aquisição de alimentos de mulheres agricultoras e quilombolas é assinado em Pelotas

Contrato de aquisição de alimentos de mulheres agricultoras e quilombolas é assinado em Pelotas

 

Na última terça-feira (12/02), a Emater/RS-Ascar e a prefeitura deram um importante passo em direção à inclusão e o fortalecimento da soberania alimentar dos agricultores familiares de Pelotas. A prefeita Paula Mascarenhas, produtores quilombolas e mulheres agricultoras assinaram um termo de compromisso que garante a aquisição, por parte do Executivo, de frutas, verduras, hortaliças e grãos, diretamente das propriedades rurais. Com essa parceria, recurso do Governo Federal no valor de R$ 400 mil será pago diretamente aos agricultores da região, à medida que os produtos forem entregues. A parceria, que foi firmada no Salão Nobre da prefeitura, é resultado de cinco anos de ações de capacitação, articulação e mobilização da Emater/RS-Ascar e da Prefeitura de Pelotas junto ao público beneficiado.

O trabalho foi idealizado com base em dois dos principais focos regionais: fomento à soberania alimentar e agregação de renda e valor aos produtos familiares pela venda de excedente aos mercados institucionais, conforme explica a assistente técnica social do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Pelotas, Caroline Crochemore Velloso. - É um sonho de várias pessoas que se torna realidade e enfatiza o potencial da política pública nos mercados institucionais para fazer a diferença. A condição de exclusão é tão pesada que os produtores contemplados duvidavam que essa inclusão no mercado fosse possível quando levantamos a hipótese do projeto. Porém, através das equipes municipal e regional e da unidade de Cooperativismo, acreditamos nisso e trabalhou em rede a maturação da ideia, a sensibilização e a preparação de pessoas -, explicou Caroline.

Assinaram o termo representantes de 25 produtores rurais selecionados pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Secretaria da Assistência Social (SAS), entretanto, estima-se que o número de agricultores fornecedores desse projeto chegue a 62, através de um novo chamado que deve ser feito em breve para o fornecimento de produtos que não foram contemplados. De acordo com o secretário da SAS, Luiz Eduardo Longaray, este é o segundo PAA da Secretaria, sendo que primeiro já fornece hortifrutigranjeiros ao Restaurante Popular. Porém, nesses moldes este é o primeiro. - Além de fortalecer os agricultores, o Programa promove a qualidade e a variedade dos alimentos para as pessoas abrigadas e às famílias atendidas, favorece o empoderamento das mulheres e das comunidades quilombolas, além de eliminar o atravessador”, avaliou o secretário.

Além da Emater/RS-Ascar e da SAS, o projeto envolve a Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR) e o Conselho Municipal de Assistência Social. Os alimentos serão utilizados em todos os serviços da Assistência Social, do Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), dos abrigos de crianças e adolescentes, idosos, residência inclusiva, Casa Luciéty e Casa de Passagem, e em cestas de alimentos oferecidas a famílias em situação de vulnerabilidade.

Uma das beneficiadas é a agricultora Marciane Woldow Greinke, que fornecerá goiaba, bergamota e laranja para o projeto. - É a valorização dos produtos de Pelotas, da região e dos pequenos agricultores, então, espero que venham mais projetos como este para o município -, disse ela.

Quilombolas

Inicialmente 11 famílias das três comunidades quilombolas de Pelotas - do Algodão, Alto do Caixão e Vó Elvira - participam do projeto. Essas famílias serão responsáveis pela entrega de aproximadamente 15 toneladas de alimentos como alface, abóbora, cebola, couve-flor, cenoura, beterraba, couve, tempero verde, batata doce e inglesa, laranja e pêssego. Durante a assinatura do termo de compromisso as comunidades quilombolas foram representadas pelo agricultor Joaquim Soares, de 82 anos, o mais antigo do grupo, que disse estar muito satisfeito. - Está muito bom. Estamos participando das coisas -, resumiu.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Pelotas
Jornalista Helena Boucinha
hboucinha@emater.tche.br
Estagiária Victória Salomão
vsalomao@emater.tche.br
(53) 3225 7700

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRs
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633