zulupa.com.br
sábado,20 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

06/08/2019 20h56

Emater/RS-Ascar apresenta tecnologias para pastagens na 10ª Expocooperlate

Emater/RS-Ascar apresenta tecnologias para pastagens na 10ª Expocooperlate

 

De 12 a 14 de julho, cerca de 15 mil pessoas visitaram a 10ª edição da Expocooperlate, tradicional evento realizado a cada dois anos pela Cooperativa dos Produtores de Leite de Serafina Corrêa. A abertura, realizada no final da tarde de sexta-feira (12/07), contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, e o presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri. O presidente destacou o trabalho feito pela Instituição em auxílio ao cooperativismo, através das Unidades de Cooperativismo (UCP’s), que fortalecem cooperativas como a de Serafina Corrêa. Ele também ressaltou o trabalho da equipe municipal para o desenvolvimento do município e a parceria com a cooperativa.

A Emater/RS-Ascar foi uma das apoiadoras do evento e organizou diversas atividades durante a feira, como a feira de agroindústria e artesanato, oficinas de culinária e uma Unidade Demonstrativa de Pastagens no ambiente externo aos pavilhões, em parceria com a Cooperlate. Na unidade, os visitantes puderam conferir diversas soluções tecnológicas e técnicas que podem ser aplicadas para otimizar os resultados na produção de leite com uso de pastagens.

Em parceria com a Zebu cercas elétricas, um sistema simulado de pastoreio rotativo com cerca elétrica foi montado no local, funcionando com energia fotovoltaica. Nos piquetes simulados, os visitantes puderam receber dicas e orientações para a correta instalação e manejo para o funcionamento adequado da cerca elétrica. Na manhã de sexta-feira também foi realizada uma capacitação de técnicos da Emater/RS-Ascar sobre o tema.

No local, além da própria cerca elétrica, os extensionistas demonstraram como o produtor pode facilitar a mão de obra na rotina de manejo dos animais em sistemas de pastejo, fazendo os piquetes fixos, com corredores e porteira eletrificada. "Com os piquetes fixos, corredores e a porteira, o trabalho passa a ser apenas abrir e fechar piquetes, em vez de ter que fazer piquetes todos os dias", ressalta Leandro Ebert, engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar. O gerador de energia fotovoltaica também foi apresentado como uma alternativa para áreas onde há dificuldades de acesso à energia elétrica para funcionamento de cercas elétricas.

Outra solução apresentada no espaço da Instituição foi o bebedouro artesanal móvel com boia louca, que, com baixo custo, confeccionado com materiais reaproveitados, pode proporcionar acesso à água para consumo dos bovinos dentro dos piquetes. "Com a boia louca, os animais não terão acesso à boia que, assim, não será danificada, e com um engate rápido, o bebedouro pode ser desmontado e limpo para, então, ser transportado ao próximo piquete de forma muito simples e prática", destaca o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Eliazer Kosciuk.

Um experimento com manejo da pastagem em diferentes alturas também foi realizado no local, demonstrando a diferença de oferta de forragem e de perfilhamento quando o pasto é rapado e quando se maneja o pasto em altura certa, deixando uma massa residual para o rebrote. Conforme Ebert, esse experimento permite visualizar os motivos de a maioria das propriedades não terem oferta de forragem por longos períodos, o que pode ser substancialmente melhorado se o manejo das alturas de pastejo for ajustado.

Finalizando o roteiro, os visitantes puderam conferir dez opções de forrageiras de inverno que podem ser usadas na região, implantadas no local, dentre variedades de trigo para pastejo, para silagem e para duplo propósito, centeio forrageiro, aveia preta, aveia branca e azevéns diploides e tetraploides.

Durante a feira foi realizado, ainda, o primeiro encontro do GT Leite de Serafina Corrêa. O grupo de 20 famílias, recém-formado, está iniciando um trabalho de acompanhamento com a Emater/RS-Ascar, buscando resultados efetivos na produção de leite com a apropriação de conhecimentos pelas famílias, através da intervenção direta da Extensão Rural, com acompanhamento mensal de indicadores da propriedade.

Nesse primeiro encontro, os participantes puderam visitar a unidade de pastagens para visualizar as tecnologias e também receberam orientações para controle e uso de índices zootécnicos para busca de eficiência na produção de leite, com uso de um aplicativo específico desenvolvido pelo escritório da Emater/RS-Ascar para o projeto com o GT Leite.

Jornalista Rejane Paludo - repal@emater.tche.br
(54) 9 99768863 / (54) 3223-5633
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @ematerrsoficial
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633