zulupa.com.br
quinta-feira,25 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

20/08/2019 20h09

Flores para Todos em Dilermando de Aguiar

Flores para Todos em Dilermando de Aguiar

 

O Projeto Flores para Todos, presente em 35 municípios do Rio Grande do Sul, abrange cinco regiões da Emater/RS-Ascar. No último sábado, dia 17 de agosto, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Valentim Bastianello, em Dilermando de Aguiar, a Emater/RS-Ascar, e a Equipe PhenoGlad da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) apresentaram os primeiros resultados para a comunidade no Dia de Campo Escola Comunidade, que reuniu mais de 300 pessoas.

A solenidade de abertura contou com a presença do reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, do prefeito de Dilermando de Aguiar, Clainton Ilha, e da gerente regional da Emater/RS-Ascar, Regina Helena Hernandes.

No Dia de Campo foram apresentadas três estações. A primeira teve como tema "Gladíolo: Tecnologia Digital e fonte de renda para Agricultura Familiar". Nesta estação, os participantes visualizaram o plantio dos gladíolos da estação técnica, que foi programado com o aplicativo PhenoGlad Mobile para que as hastes florais estivessem prontas para a decoração do evento. Em torno de 200 gladíolos floriram as dependências da Escola, encantando todos os participantes.

O aplicativo PhenoGlad Mobile permite programar um cultivo de gladíolo para datas de comercialização desejadas pelo cliente. A estação foi conduzida pelo extensionista rural e chefe do EM Dilermando de Aguiar, Thiago Portella, juntamente com integrantes equipe PhenoGlad UFSM e alunos da escola.
Na Estação Técnica "A jardinagem como fonte de inspiração e bem-estar", a equipe PhenoGlad, a Emater/RS-Ascar e a escola mostraram o jardim da frente da escola que foi desenvolvido através do projeto Flores para Todos. Já na Estação "Horta Escolar: cultivando uma alimentação saudável", os participantes conheceram o cultivo de hortaliças na horta da escola, que compõe um espaço didático pedagógico, sendo um dos vinte e dois projetos desenvolvidos na escola em turno inverso.

A diretora Luciane Bello destacou que o projeto encantou os alunos, aproximou-os da Universidade e permitiu o convívio da comunidade escolar com professores universitários e alunos de graduação e pós-graduação. O projeto conta com o envolvimento dos alunos, qualificando o processo pedagógico enquanto escola do campo. Para o Professor Nereu Streck, integrante da Equipe Phenoglad da UFSM, o Dia de Campo foi especial, pois apresentamos juntamente com a Emater e com professores e alunos da escola os primeiros resultados práticos do Projeto Flores para todos na escola.
O reitor Paulo Burmann destacou o colega Alfredo Schons (falecido no mês julho), responsável pelo sucesso e abrangência do Projeto Flores para Todos, coordenando o processo dentro da Emater/RS-Ascar.
Os projetos de horta escolar, cultivo de gladíolos e implantação do jardim teve o acompanhamento da equipe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Dilermando de Aguiar.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Jornalista Taline Schneider
51-99918-6934 / 51-3216-9090
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @ematerrsoficial
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633