zulupa.com.br
sábado,20 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

22/08/2019 13h12

Região é mobilizada no Fórum pela Vida nas Missões

Região é mobilizada no Fórum pela Vida nas Missões

 

Em torno de 900 pessoas, de 21 municípios da região de Santa Rosa, integraram-se, nesta quarta-feira (21/08), no 7º Fórum pela Vida nas Missões. O evento é a culminância do trabalho continuado de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) com plantas bioativas, seja para uso humano ou animal, desenvolvido pela Emater/RS-Ascar na região. Em São Pedro do Butiá, onde foi realizada a 7ª edição, o evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar e pela Prefeitura, contando com o apoio da Cresol, Sicredi União, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Câmara Municipal de Vereadores, Coopermil e Paróquia São Pedro Apóstolo.

O prefeito de São Pedro do Butiá, Martinho Berwanger, ao dar as boas-vindas, reiterou a união de esforços entre as diversas entidades para se chegar ao sucesso do evento, reiterando que a expectativa é de que o público pudesse levar boas marcas em relação ao município e ao que foi apresentado ao evento, com informações que reflitam em sua qualidade de vida.

Já o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar José Vanderlei Waschburger destacou que o conjunto de ações desenvolvidas pelas Aters nos 45 municípios da região, sendo que o escritório de Rolador deve ser inaugurado no próximo mês, tem justamente o propósito de contribuir com a melhoria de nosso bem maior, que é a vida. Ao longo dos últimos anos, o Fórum passou a incorporar variadas temáticas voltadas à educação e promoção da saúde.

Os participantes do Fórum tiveram a oportunidade de levar para casa mudas de plantas medicinais que podem ser aproveitadas de acordo com orientações apresentadas durante as palestras.

Na próxima semana é a vez de São José do Inhacorá sediar o Fórum pela Vida, desta vez, com a participação de mais de 20 municípios da Fronteira Noroeste. Será no dia 28/08, no Ginásio Municipal de Esportes, a partir das 8h45, com o tema "Deixe Viva a sua Vida".O próximo município-sede das Missões também já foi anunciado. Em 2020, o Fórum pela Vida missioneiro será realizado em São Paulo das Missões.


Palestras em prol da Qualidade de Vida

Com o tema "Sua vida muda quando você muda", o Fórum pela Vida nas Missões teve em sua programação palestras sobre comportamento humano e saúde e sobre uso racional da medicação. Na primeira palestra, o professor de Filosofia e pós-graduando em Filosofia e Autoconhecimento (Puc-RS), Rudinei da Rosa, reiterou que a saúde é diretamente influenciada pela forma como nos comportamos e pelas decisões que tomamos. "Não temos como mudar os fatos, mas temos como mudar a interpretação destes", reiterou ao destacar o tema da resiliência e do comportamento humano perante os desafios e momentos de mudança.

Já as professoras do curso de Farmácia da Uri, campus Santo Ângelo, Cristiane Kratz e Andressa Pagno, orientaram sobre o uso racional da medicação, destacando que os medicamentos são apenas um instrumento técnico. Destacou-se que para o uso do medicamento é preciso levar em conta aspectos como quem é o paciente, necessidade de uso, o tipo de medicamento, horário a ser utilizado, fonte, dose, forma, via e armazenamento corretos. Ao meio-dia, os participantes tiveram a oportunidade de apreciar um carreteiro preparado pelos grupos de mulheres, Prefeitura e Emater/RS-Ascar.

Painel Temático

À tarde, foram apresentados os resultados de levantamento sobre uso de plantas medicinais no município, o projeto desenvolvido com pessoas com deficiência por meio do Grupo de Inclusão Social do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e explanação sobre plantas medicinais na valorização do conhecimento popular.

No levantamento realizado pelos agentes de saúde do município, no período de 10 de julho a 10 de agosto deste ano, junto a 156 famílias de São Pedro do Butiá foram apontados 79 tipos de plantas medicinais. As 10 plantas mais citadas são, na ordem, a marcela, a cidreira, a camomila, o guaco, laranja e limão, gengibre, graviola, malva, hortelã e boldo. Grande parte das pessoas afirmou utilizar as plantas no chimarrão.

O Grupo Juntos Somos Mais, formado por pessoas com deficiência assistidas pelo Cras emocionou, com peça teatral que abordou o tema da inclusão social.

Orientações sobre identificação e uso de plantas medicinais, com resgate e valorização do conhecimento popular, inserido em um contexto práticas integrativas de saúde, foram apresentadas na explanação dos assistentes técnicos regionais da Emater/RS-Ascar, Lisete Primaz e Jorge Lunardi.

O público vibrou também com as apresentações culturais do Grupo de Canto Singen bring Freude e da Invernada Artística do CTG Estância de São Pedro. Ao longo do dia, puderam ser conferidas exposição e comercialização de artesanato e produtos coloniais.




Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665 / (55) 9 9979-8195
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633