zulupa.com.br
sexta-feira,19 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

24/08/2019 19h02

Orientações são repassadas em Seminário Regional de Piscicultura em Getúlio Vargas

Orientações são repassadas em Seminário Regional de Piscicultura em Getúlio Vargas

 

Mais de cem produtores, além de extensionistas rurais e sociais da Emater/RS-Ascar da região do Alto Uruguai participaram do 1º Seminário Regional de Piscicultura, sediado em Getúlio Vargas, nesta quinta-feira (22/08), na comunidade Santa Lúcia. O evento, promovido pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura de Getúlio Vargas, com apoio do Sicredi, da Agroindustrial Mig-Plus e da Agrocomercial De Martini, visa incentivar e capacitar produtores na criação e comercialização de pescados. Nesse sentido, foram ministradas palestras técnicas e visita à propriedade da família Noskoski, com três estações com orientações práticas e relato das atividades da propriedade. Na parte da manhã foram ministradas as palestras técnicas pelos engenheiros agrônomos e extensionistas rurais do Escritório Central da Emater/RS-Ascar, Henrique Bartels, e do Regional de Frederico Westphalen, Carlos Roberto Olzevski,

Olzevski palestrou sobre criação de tilápias em viveiros ou tanques escavados no Rio Grande do Sul, método de criação mais utilizado pelos produtores. Ele destacou várias recomendações técnicas de produção e manejo de tilápias, como adubação e qualidade da água, alimentação nutricional dos peixes e dimensionamento dos tanques. Entre os cuidados, recomentou a utilização do aerador, que poderá evitar a mortandade de tilápias.

Na sua avaliação, é importante que a cadeia produtiva esteja organizada. Existem tecnologias disponíveis e os produtores devem adotá-las, para que resultem em produção de alta qualidade e garantam a viabilidade econômica da atividade. Também chamou atenção para a capacitação. “É muito importante a profissionalização do produtor para obter resultados da área. É importante que o piscicultor se organize em associação ou construção de frigoríficos locais para comercializar a produção”, disse.

Já Henrique Bartels apresentou requisitos fundamentais para a criação de peixes, como qualidade e temperatura ideal da água para piscicultura, enfocando as diferenças de criação entre açudes e viveiros e questões ambientais do viveiro.

As orientações foram reforças durante a visita à propriedade do produtor Floriano Noskoski, com a realização de três estações. No local, o produtor Floriano e seu filho Lindomar relataram experiência com a atividade. Nas outras duas estações, Bartels e Olzevski reforçaram as orientações com ações práticas de verificação da qualidade e temperatura da água, adubação, entre outras necessidades de infraestrutura para a criação de peixes.
Em seis hectares da propriedade foram instalados oito açudes para piscicultura. A produção de 12 a 15 toneladas por ano de peixe é comercializada em Santa Catarina. A base da alimentação é feita de pastagens de verão e de inverno. No local, Lindomar fez uma demonstração de filetagem de peixe. A família cultiva ainda lavouras de grãos. A propriedade já funcionou como pesque e pague.

Abertura do evento
O evento contou com a presença do vice-prefeito de Getúlio Vargas, Elgido Pasa, do secretário da Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Ademar Rigon, do gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello, além de representantes das empresas parceiras e apoiadoras do evento.

Pasa agradeceu aos produtores e palestrantes e à Emater/RS-Ascar e demais parcerias e destacou a importância da capacitação para os produtores. Também observou o incentivo da prefeitura, através de um programa municipal para a atividade, entre outros, buscando o desenvolvimento do município em todas as áreas. Segundo Pasa, o município tem mais de 400 açudes construídos.

Tonello agradeceu as parcerias e apoiadores do evento, as prefeituras, a equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar no empenho da realização do seminário, dos demais extensionistas da região, dos palestrantes e especialmente aos produtores.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Erechim
Jornalista Terezinha Mariza Vilk
tvilk@emater.tche.br
(54) 3321-5599 / (54) 99976-8867
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @ematerRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633